domingo, 16 de abril de 2017

Resenha: Peripécias do Coração





Resenha feita pela Lúcia!
Título: Peripécias do Coração (Volume II)
Autor: Julia Quinn
Editora: ASA
Páginas: 384
Ano: 2012



Sinopse: 
A sensata Kate Sheffield está decidida a encontrar para a sua meia-irmã Edwina um marido de reputação impecável. Mal ela sabe que o visconde Anthony Bridgerton já traçou um plano... que inclui a belíssima jovem! E ele não está habituado a ser contrariado... Embora Anthony seja o solteirão mais cobiçado da temporada, a sua reputação de mulherengo perturba Kate. Ela terá de agir rapidamente, pois Edwina vê com muito bons olhos os avanços do visconde. Mas Edwina fez uma promessa que não está disposta a quebrar: nunca casará sem a bênção de Kate. Cabe, pois, a Anthony convencer aquela que (espera) será a sua futura cunhada. Ele é um homem determinado e seguro de si... e não contava encontrar uma adversária à sua altura. Frente a frente, Kate e Anthony apercebem-se de que têm mais em comum do que imaginaram. Mas o que os une ameaça separá-los para sempre.



Autora: 
Mal terminou o seu curso universitário, Julia Quinn começou a escrever e, para alegria dos seus inúmeros fãs em todo o mundo, nunca mais parou. Traduzidos para vinte e seis línguas, todos os seus romances integram de imediato a lista de bestsellers do New York Times, com especial destaque para a Série Bridgerton. A autora venceu já dois prémios Romantic Times e três Prémios RITA da Romance Writers of America, tendo sido a mais jovem autora a entrar para o Hall of Fame dessa associação. Vive com a família na costa oeste dos Estados Unidos.


Opinião: 
Antes de começar a minha opinião, posso apenas dizer uma coisa? Posso? Posso?
É oficial: EU ADORO JULIA QUINN.
Quando li o primeiro livro da Série Bridgerton fiquei rendida à autora Julia Quinn, e quando decidi ler o segundo volume da série sabia que à partida iria ser uma leitura romântica e engraçada que me iria conquistar e não me enganei. 
Adoro a forma como ela escreve, adoro a forma como ela descreve situações, personagens, estados de espírito, paisagens! Fá-lo sempre com uma nota de doçura e de emoção que consegue chegar-nos sem qualquer dificuldade. Já tinha adorado o primeiro volume desta Série deliciosa, mas não fazia ideia de que só ia melhorar! Neste segundo "capítulo" desta série de época, conhecemos uma nova família composta apenas por mulheres: As Sheffied. Mary, a matriarca da casa, Edwina a jovem de dezassete anos que é considerada o diamante da temporada e Kate, a jovem de vinte e um anos que ainda não casou, principalmente pela razão de que o brilho da beleza da meia-irmã ofusca-lhe a sua própria beleza e encantos. No entanto, é uma jovem extremamente frontal, com uma língua demasiadamente afiada e muito pouco dada aos feminismos da época, o que também não abona a seu favor.
O Anthony demasiado protetor que conhecemos no primeiro livro, regressa em forma neste segundo volume, uma vez que ele é o mais velho da casa Bridgerton e tem de casar-se. No entanto e apesar de ser um jovem extremamente agradável, delicado e absurdamente bonito, tem a fama de ser um libertino e um mulherengo, o que de facto ele é. Naquele ano e por estar já perto da casa dos trinta anos decide que está na altura de casar e assentar, embora não queira apaixonar-se pela sua futura esposa. Conhece Edwina, a qual pretende desposar se e quando a irmã Kate permitir. O problema reside mesmo aí.
É que Kate sabe bem a fama de Anthony e detesta-o. Não quer de modo algum que a irmã se case com um homem assim. 
É justamente essa relação de "ódio-ódio" que me fez rir a bandeiras despregadas com os embates entre Kate e Anthony e que me fez o coração acelerar sempre que eles se encontravam por uma ou outra razão. Não me recordo do último livro que li em que me tenha rido tanto com as personagens. Absolutamente fantástico! Mas se há momentos em que me diverti imenso, também há os momentos em que senti o coração ficar apertado, fosse por ser uma cena ternurenta, ou dramática. É justamente isso que me faz gostar tanto de Julia Quinn. As suas histórias são repletas de humor, ternura, amor e dramatismo quanto baste. Como aconteceu no primeiro, todos os capítulos começam com um excerto da Lady Whistledown que nos deixa de cabelos em pé de curiosidade de saber quem essa mulher é!
Como eu disse, Anthony era conhecido como mulherengo e um jovem libertino, ele decidiu que estava na altura de assentar e de se casar. Sabe ainda quais as caraterísticas que pretende numa esposa e é em Edwina Sheffield, a jovem bela sensação da temporada londrina, que vê a candidata perfeita para se tornar Viscondesa Bridgerton. Só que o Visconde depara-se com um obstáculo inesperado: a meia-irmã de Edwina - Kate -  pois a jovem Edwina só casa se tiver a bênção de Kate sobre o seu pretendente e para Kate, Anthony é o pior dos candidatos por ter dele a imagem de mulherengo. Assim, para cortejar Edwina, Anthony terá de mudar a impressão que Kate tem sobre si.
Julia Quinn coloca-nos perante uma narrativa onde as picardias entre Kate e Anthony são uma constante, mas a verdade é que à medida que a convivência vai sendo maior, o leitor começa a aperceber-se que este casal de protagonistas se debate com sentimentos surpreendentes. 
Anthony conhece em Kate uma jovem que não se rege pelas regras da alta sociedade e que por isso distingue-se das outras: Kate revela uma irreverência e um sarcasmo incomuns e, ao mesmo tempo, mostra ser uma mulher muito determinada e com princípios.
Anthony sabe que Edwina é a esposa ideal para si. Por ela não correria o risco de se apaixonar, algo que nem sequer concebe como possível atendendo a uma convição nascida após um acontecimento doloroso do passado que guarda bem dentro de si, mas o desafio de obter a bênção de Kate é algo que o alicia e que o vai colocar perante uma aventura e peripécias de sentimentos que o apanham desprevenido. 
A autora Julia Quinn, através de uma escrita ligeira e descontraída, coloca-nos perante um enredo que, embora livre de grandes complexidades, agarra o leitor pelas suas personagens bem construídas cujo realismo e humanidade tocam o seu coração.
A leitura faz-se de uma forma célere entre diálogos inspirados e situações repletas de humor que arrancam ao leitor deliciosas gargalhadas e encantadores sorrisos. Além do humor, a autora Julia Quinn acrescenta à narrativa uma dose intensa de romance onde mais próximo do final surgem penas cenas plenas de sensualidade e erotismo.
A par de Kate e Anthony, a autora brinda-nos com outras personagens que conferem riqueza e dinâmica à narrativa, sendo que a presença da família Bridgerton faz com que sintamos uma ligação especial também com eles.
Em "Peripécias do Coração" voltamos a encontrar Lady Whistledown cuja identidade continua a ser um mistério. O leitor não pode deixar de refletir que esta Lady só pode ser alguém que se move na esfera da alta sociedade para conseguir pormenores tão específicos sobre o decorrer da ação e dos rumores, o que só faz com que a curiosidade do leitor sobre esta personagem se adense ainda mais. 
"Peripécias do Coração" traz-nos também um retrato da sociedade londrina e da época tornando a narrativa numa autêntica delícia a cada página que o leitor vira. Julia Quinn, neste segundo volume desta série, conseguiu envolver o seu casal de protagonistas de segredos que acabam por se desvendar e fortalecer o laço que os une. Embora o final possa parecer previsível, a verdade é que os leitores mais românticos vibrarão por um final "felizes para sempre".
Além da história de amor, dos momentos hilariantes, das personagens e dos seus laços familiares e do retrato da época, o que eu adoro é como a autora me faz sentir quando leio um livro dela: é daqueles livros que cada página é acompanhada por um sorriso que vai até à última linha e acabando o livro ficou em mim a vontade imensa de ler o terceiro volume desta série - "Amor e Enganos".






Boa leitura!
Até ao próximo post!


Sem comentários:

Enviar um comentário