sábado, 5 de novembro de 2016

Resenha - A Espia do Oriente

Resenha feita pela Lúcia!  



Resenha feita pela Lúcia!
Título: A Espia do Oriente
Autor: Nuno Nepomuceno
Editora: TopBooks
Páginas: 483
Ano: 2015



Quero agradecer novamente a disponibilidade total do autor para me enviar os 3 livros da Trilogia e agradecer também pela leitura de que vos falo de seguida. 





Sinopse: 

Dubai, Emirados Árabes Unidos.

De férias na região, um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projecto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.

Contudo, de regresso à Europa, uma das suas operacionais resolve trair o sindicato do crime e oferece-se para trabalhar como agente dupla ao serviço da inteligência britânica. O mistério adensa-se quando esta mulher, de nome de código China Girl, impõe como única condição colaborar com André Marques-Smith, o director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e espião ocasional. 

Obrigados a trabalhar juntos para evitarem um atentado a uma importante líder europeia, uma atmosfera tensa, de suspeição e desconfiança, instala-se de imediato entre os dois. Mas que segredos esconderá esta mulher cujo próprio nome é uma incógnita? Serão as suas intenções autênticas? Será o espião português capaz de resistir à sua invulgar e exótica beleza?



Autor: 
Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha.
É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste. 
Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance.
É também autor dos contos «Redenção» e «A Cidade», este último incluído na colectânea O Desassossego da Liberdade. Seguiu-se A Espia do Oriente, o segundo volume da Trilogia Freelancer. A Hora Solene é o livro com o qual termina a série. 



Opinião: 
A Espia do Oriente continua e muito bem a trama de O Espião Português. Depois das revelações inesperadas do final do volume anterior, André Marques-Smith não poderia estar mais interessado na continuação da busca pelas restantes partes do manuscrito, porque agora sabe que a sua vida depende do bom êxito dessa missão. Mas China Girl está lá para lhe dificultar tal missão. Até que começamos a conhecer melhor esta bela e exótica mulher e nos apercebemos de que não é bem assim. Talvez ela não seja o que aparenta e não seja a sua inimiga, mas sim, aliada, como prova mais do que uma vez. Ou não? O final é desolador e não poderia lançar mais confusão na mente do Espião Português. Afinal, quem é esta mulher por quem ele acaba por confessar estar apaixonado? Uma colega ou uma adversária infiltrada? Gosta dele ou é tudo fingido?
Como podem ver, uma história com reviravoltas a cada página que passa. Os capítulos são pequenos, mas cada um traz um volte-face. Sem dúvida, um excelente thriller do género espionagem, com várias organizações secretas e sanguinárias que se movem no terreno em busca do mesmo objetivo: conseguir o manuscrito e decifrar o seu conteúdo. Os agentes passeiam pelo mundo, em cenários deslumbrantes que são descritos com muito realismo. Neste aspeto, faz lembrar as histórias de 007. 
Mas o autor continua a apresentar-nos o lado humano das personagens, como já havia feito no volume anterior. Pouco a pouco, ficamos a conhecer o seu passado, os traumas de infância, as suas vidas difíceis e a sua necessidade de amar e ser amadas. São duros e implacáveis, mas também sentimentais, sonhadores, amigos do seu amigo. Têm familiares que amam e desejam ter paz e sonham com um futuro de cidadãos incógnitos que o destino lhes nega. 
Enfim, um livro com todos os ingredientes para cativar o leitor, especialmente aquele que gosta de histórias com muita ação e romance. Tem muito sangue, muito movimento, muitas reviravoltas.

Falando em geral:
O enredo? Com o mesmo ritmo avassalador do volume anterior, o autor presenteia-nos com mais um enredo cativante e emocionante. Desta vez, somos convidados a conhecer a história de China Girl. Com vislumbres do seu passado, acompanhamos o seu presente e ansiamos por um futuro mais risonho. Neste novo volume, continuamos a viajar pelo mundo, como muita espionagem à mistura, a par de missões arriscadas que nos deixam com o coração aos pulos para saber o seu desfecho, sem falar em surpresas constantes, reviravoltas inacreditáveis e traições onde menos se esperam. 
As personagens? André continua com o mesmo dilema, confiar ou não confiar. Anda sempre numa luta interior, pela sua ânsia de se sentir seguro no meio das pessoas que o rodeiam. A enigmática China Girl demonstrou no volume anterior ser uma excelente profissional, inteligente e extremamente sedutora. Neste, somos obrigados a confirmar essas premissas e acrescentar outras, tais como perseverança, humanidade e um desejo de ser amada e aceite pela sua família. 
A escrita? Rica, repleta de descrições fantásticas que nos permitem idealizar cenários bastante cinematográficos. 
Conclusão? O autor consolidou o seu lugar como sendo um dos meus preferidos. É um thriller completamente alucinante, com um ritmo frenético que nos arrebata e nos deixa a ansiar por mais!

E cá ficamos à espera da continuação, para ver como termina a história deste herói, André Marques-Smith, o Espião Português. Todos esperamos que os seus problemas se resolvam e ainda venha a ter uma vida longa e feliz. Quem já leu os dois primeiros volumes sabe aquilo a que me refiro. 
É um orgulho ler obras assim. 







Boa leitura!
Até ao próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário