sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Resenha - A Corrida de Escorpião

Resenha feita pela Lúcia!  
Título: A Corrida de Escorpião
Título Original: The Scorpio Races                                         
Livro Único.
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Páginas: 378
Ano: 2012

Um dos melhores livros que eu li este ano, vai entrar para a minha lista de favoritos e recomendo-o a todos!
A resenha vai sim ficar enorme, mas espero que vocês leiam tudo, porque eu preciso que vocês entendam como este livro é ótimo.

Sinopse: A cada novembro, os cavalos d' água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não. Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha. Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar - ou a perder - do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer. 
(A tradução brasileira errou um pouquinho na sinopse, os cavalos surgem e são capturados em outubro e apenas a corrida é em novembro)

A Trama: A história começa com Puck a ver o primeiro cavalo d' água a surgir do mar naquele ano. Ninguém sabe porque é que eles só aparecem naquela ilha ou porque é que ficam enlouquecidos em outubro, mas o facto é que durante todo o mês, os cavalos sanguinários saem do mar, ensandecidos e famintos, e aterrorizam a ilha. Um homem muito maluco teve a ideia de capturar e morrer a tentar treinar um desses animais para uma corrida e agora todos os anos é a mesma coisa. O prémio para o vencedor parece ser alto (apesar de não sabermos ao certo o valor) e muitos turistas corajosos viajam até a ilha para apreciar o assassinatoevento. 
A trama inteira passa-se no mês de outubro e acompanha a preparação dos dois protagonistas para o tão esperado dia. Os cavalos d'água fornecem toda a ação necessária na história e eu adorei cada página do livro. Há um pouco de romance, apesar de ele ficar em segundo plano, mas é do tipo bom: que se desenvolve bem lentamente e vocês só tem um gostinho dele de vez em quanto e ficam querendo sempre mais. 
A única coisa que me incomodou foi que os moradores da ilha acidentavam-se e alguns até morriam e logo tudo estava de volta ao normal, como se aquilo fosse uma coisa comum. Mas, pensando bem, talvez seja mesmo comum numa cidade com cavalos malvados.
O final foi um pouco diferente do que eu esperava, mas vou admitir que eu não sabia bem pelo que ansiar. Primeiro eu queria que algum dos protagonistas morresse, porque o dilema deles parecia não ter solução, depois eu ficava desesperada com a ideia e já estava literalmente quase a rezar para isso não acontecer. Conforme eu lia as últimas páginas, juro, tudo o que conseguia pensar era "Não matem ninguém, não matem ninguém". Não vou contar se o final foi feliz ou triste para não estragar, só direi que foi satisfatório e emocionante

O Protagonista: 15 páginas, contadas do ponto de vista da Puck, foram tudo o que eu precisei para apaixonar-me pela personagem (apesar do apelido ser horrível). Ela é o modelo perfeito de como uma heroína deve ser: corajosa, decidida, inteligente, vulnerável e muito protetora das coisas que ama. Eu passei o livro inteiro a acreditar que ela não tinha chances na corrida e acabaria magoada (ou pior), mas isso fez-me admirá-la e torcer ainda mais por ela. Ambos os protagonistas são órfãos cada um de uma maneira diferente, e a vida difícil contribuiu para o seu amadurecimento precoce. Sean frentemente parecia ser um homem adulto, com as suas decisões cuidadosamente calculadas, e eu gostei muito de o ver a perder um pouco o controle perto de Puck. 

Os Personagens Secundários: Todas as personagens foram muito bem escritas, cada um tinha o seu passado (mesmo que a autora não o contasse em detalhes), as suas motivações, as suas crenças e peculiaridades. George Holly foi o meu predileto, com aquele jeito misterioso e divertido que só ele tem, mas não posso deixar de mencionar Mutt, que foi um antagonista perfeito, sendo "mal" mas tendo motivos plausíveis para isso. Malvern e Peg também foram formidáveis e a única pessoa que realmente não parece ter feito a diferença no livro foi o Finn, um dos irmãos de Puck, mas todos os outros encantaram-me. 


Capa, Diagramação e Escrita: A escrita da Maggie, não vou mentir, é uma das melhores que eu já li. Ela tem o dom de fazer com que nós consigamos sentir-mo-nos como se estivéssemos a viver uma história, não apenas lendo-a. A tradução está muito boa e eu encontrei alguns erros de revisão, mas nada demais. A diagramação ficou bonita, com a letra no tamanho ideal. No início de cada capítulo há um cavalinho, juntamente com um número e o nome do narrador atual. 
Gostei da capa, apesar de não ser uma das minhas favoritas. A imagem é bem simples, mas a capa é toda metalizada e o nome da autora e o título são em alto relevo :D

Concluindo: Pretendo ler este livro outra vez, porque sinto que uma vez não é o suficiente. Preciso de mais de Puck e Sean, mas do romance silencioso, mas dos cavalos d'água e de todas as personagens. 
A Corrida do Escorpião entrou para os meus favoritos sem dúvida alguma e Maggie Stiefvater é uma autora excelente, espero que todos tenham a oportunidade de ler este livro maravilhoso. 

Citações:


Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer. 
Esta ilha é astuciosa e cheia de segredos. Não faço a menor ideia dos teus planos para mim. 
- Não serei o teu ponto fraco, Sean Kendrick.
Agora ele olha-me. Diz, muito suavemente:
- É tarde para isso, Puck.
Classificação:


Boa Leitura!
Até ao próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário