terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Resenha - A Era dos Dragões (O Reino de Ágora)


Sinopse: Numa época dominada por um feiticeiro e terríveis dragões alados, surge uma esperança de libertação. Um jovem de apenas doze anos pode ser o grande libertador há muito aguardado e premeditado em profecias do passado. Jafé tornas-se o grande guerreiro e une-se a um ex-soldado do palácio do rei e a Luane, a pantera encantada. Juntos eles vão para uma grande aventura em busca da pedra mágica, o ônix negro, que é capaz de vencer os poderes maléficos do terrível feiticeiro Ágora.


Ficha Técnica: 
Título: A Era dos Dragões (O Reino de Ágora)
Título Original: A Era dos Dragões (O Reino de Ágora)
Autora: Valentine Cirano
Editora: Giostri
Número de Páginas: 138
Ano: 2011


Autores: 


Valentine Cirano

Sou natural da cidade do RJ e moro há seis anos em SJC. Sou casada, tenho duas filhas e atualmente sou professora de idiomas. Morei nos EUA por cinco anos e há cinco lecciono a língua inglesa. Desenvolvi um método próprio de ensino, trabalhei em várias escolas de idiomas e hoje tenho grupos de ensino e dou aulas particulares. 
Já tenho dois livros publicados. Um livro de crónicas: "Reflexões de uma vida" - pela editora Protexto e um romance policial: "Impacto Fulminante" - pela editora Biblioteca 24x7. Lancei o meu terceiro livro, um romance ficção "Chama Imortal" pela editora Reflexão e em 2011 lancei o meu primeiro livro de auto-ajuda, voltada para a liderança, a motivação e a determinação em atingir metas. Aprecio a literatura e as artes plásticas. Escrevo há muitos anos, mas somente em 2009 tive o privilégio de publicar os meus primeiros dois trabalhos.

Citações favoritas: 
- Está aqui pela sua mãe, não está aqui para libertar Oberdon,
não é meu jovem? - perguntou o eremita.

Pág. 56 

- Quero casar-me com Luane... - disse o menino.
O rei ficou muito satisfeito com o pedido do menino e disse-lhe:
- Isso agrada-me muito. Perguntarei a ela e se esse também
for o seu desejo, lhe concederei o que me pede. 
O rei perguntou à sua filha se essa também era a sua vontade
e ela ficou muito feliz, pois também amava Jafé.
- Sim, amei Jafé desde o momento que quase o mordi na 
floresta! Eu quero casar-me com ele. - disse ela.

Págs. 135 e 136

Capa e Diagramação: 
A capa foi feita por Luís Felipe Camargo e traz um dragão (que eu esperei que fosse Órion, o dragão principal). É composta por tons escuros e passa uma noção do que poderemos encontrar na obra. 
A diagramação traz letras bem legíveis, uma fonte que não prejudica a leitura e pequenos desenhos entre os capítulos nas notas de rodapé - várias miniaturas de dragão e castelos (que representam provavelmente o castelo de Oberdon). Tudo isto deixa a leitura fluir de uma forma bem mais agradável. 

Minha Opinião: 
"A Era dos Dragões - O Reino de Ágora" foi uma daquelas surpresas agradáveis. Sempre fui fã de livros de ficção e fantasia, mas poucas vezes tinha encontrado um que correspondesse às expectativas. O livro traz uma linguagem de fácil compreensão, mas não traz palavras que determinem público-alvo (o que eu acho extremamente importante, diga-se de passagem). Assim, um leitor mais velho pode envolver-se com a história sem se achar a mais com às expressões infantis e um leitor mais novo pode ler sem precisar fazer esforços para entender. A leitura corre rapidamente, fluindo junto com a aventura do menino Jafé.
Várias vezes eu vi-me tentada a continuar a ler mesmo quando precisava fazer outras coisas. O mundo fantástico criado por Valentine Cirano é facilmente compreendido e criado na cabeça do leitor. Investindo muito na expansão da narração da personagem, as narrações de espaço não são na maioria mostradas no texto, mas são muito completas quando aparecem (indo desde a textura dos objetos até à cor que resplandecia com a luz). Diversas vezes lembrei-me das aventuras descritas por C.S. Lewis (o livro de Valentine também tem animais falantes), J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, dando uma nostalgia agradável do que foi a minha infância. 
Por fim, saliento o poder que a autora tem para prender o leitor com as suas palavras. O enredo é conexo, limpo e sem muitos rodeios. As personagens, visivelmente pensadas com cuidado, possuem ações e sentimentos palpáveis - mesmo as criaturas fantásticas. O leitor sente-se abraçado pela aventura e diversas vezes encontra-se rindo com o ar (por vezes) atrevido de Luane, a menina pantera, ou até mesmo identificando-se com o cuidado que Osíris, o eremita, demonstrou para com Jafé, o libertador. A descoberta da verdadeira identidade de Luane, ao virar novamente humana, deixou-me bem surpreendida. O final, por sua vez, não é totalmente uma surpresa, mas corresponde às expetativas e passa, de maneira personificada e direta, a noção da guerra entre o bem e o mal.  


Boa leitura!
Até o próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário